sábado, 28 de agosto de 2010

CORRER DESCALÇO OU CALÇADO?


Já se perde no tempo, as últimas vezes que podíamos, nos grandes centros populacionais, observar alguém que andava ou corria descalço. A discussão; se o ideal é correr descalço ou calçado, reascendeu uma questão que não se trata mais, somente de, precisar, ter que, ou que fosse super confortável.

Na verdade, eu vejo o assunto, um tanto polêmico e inadequado, quando levado em consideração o caso do Abebe Bekila, os nossos antigos corredores de provas de rua; “O Sergio Cordeiro”, a “Jorilda Sabino”, dentre outros, que corriam descalços, e até agora só nos referimos a pessoas em condições especiais de vida. O problema maior deve ficar por conta de quando se tenta convencer muita gente, como é hoje, a população de maratonistas no mundo. No caso do todo, muitos, mas muitos maratonistas não são, por sua vez, especilistas.

Muito bem, se há alguma evidência, cientificamente comprovada em laboratório e nossos pesquisadores devem ser respeitados, há, por outro lado, o fato de você, eu ou qualquer outra pessoa, ao ter que retomar as corridas com os pés descalços, teremos que remodelar as ruas, estradas e avenidas, do mundo, transformá-las em ruas de terra, sem pregos, vidros, farpas de arame e buracos.

Não será muito fácil determinar aos poucos atentos e beberrões, que façam os cuidados de não quebrar garrafas nas ruas, pedir as autoridades maior varreção das ruas. Na verdade, os cuidados serão infinitos, para o tão cobiçado ato de Correr Descalços. Não acrescentei aqui os nossos amigos invisíveis, (bactérias), vindas de fezes e urinas, ratos e etc, etc, etc, que certamente, alojar-se-hão em nosso organismo.

Nós somos o que planejamos. Se a sociedade vai mudar tanto assim, e não sei se é possível, principalmente agora em que as sociedades possuem tantos problemas para consertar. Em resumo breve, copinhos de bebidas isotônicas, embalagens de carboidratos, são vistos meses depois, ainda no mesmo lugar, na USP, nas ruas e avenidas da Cidade de São Paulo, então, nossos problemas seriam um tanto pequenos para serem priorizados. Não que ache desnecessário. Poderíamos ate mesmo, passar a viver como nossos ancestrais, mas duvido que nos gostaríamos de ter os mesmos pés super calejados de nossos tataratataratataratatara avós....

Acho que não será desta vez, que nós corredores poderemos usufruir dos resultados contundentes de Correr Descalços ou Calçados. E sem levar em consideração as regras da IAAF, Federação Paulista de Atletismo e de todas as federações nacionais, no que dirão, por exemplo, se nossos atletas começarem a participar de provas oficiais de pista, descalços?

Aguardemos os próximos capítulos desta que não promete acabar tão cedo e que não terá o fim que acham que devem, mas o que realmente as sociedades permitirem.

Sem dúvida, as lesões estão mais associadas aos estilos de vida e aos treinos inadequados, do que, certamente, com a polêmica questão do pisar descalço, sem muito impacto ou pisar calçado e ter uma sobrecarga a mais. Resta saber se a carga que ficou definida nas últimas pesquisas de Harvard, Inglaterra, USP e demais centros de avalições e pesquisas, respeitadissimos, podem descrever o quanto estes impactos gerados por pés calçados podem influenciar no resultado das lesões.

Correr descalço não é para qualquer um. E quem quiser fazer a transição, deve fazê-lo com muito cuidado. Mas no final são os corredores que decidem a melhor forma para se exercitar e se divertir. Ainda há muito o que aprender sobre isso.


Pé no chão! Firme e decidido!

BONS TREINOS SEGUROS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário