sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CUIDANDO BEM DA SAÚDE DE SEU FILHO




A vida sedentária é hoje um dos principais males do planeta, isso já é fato. Em discussões acadêmicas e nos diferentes pronunciamentos de profissionais da área da saúde, percebe-se a preocupação com o fato de a obesidade infantil já ser um problema de caráter epidêmico no Brasil, que afeta todas as camadas sociais e regiões do país.

A obesidade está associada a um risco aumentado de diabetes mellitus, dislipidemia, hipertensão arterial, doença cardiovascular, complicações pulmonares, digestivas, osteo-articulares, aumento de risco anestésico e cirúrgico, neoplasias e outras doenças crónicas, além de problemas psicológicos e sociais que afetam a sua qualidade de vida.

Os períodos críticos de surgimento da obesidade progressiva são os 12 primeiros meses de vida, a fase pré-escolar e a puberdade. A obesidade progressiva se associa à obesidade hiperplásica, o que dificulta o controle de peso corporal na idade adulta.

A atividade física diária incentivada, tanto na infância como na adolescência, é uma via de combate à obesidade. Os pais devem dar bons exemplos aos filhos adotando também um estilo de vida ativo.

As muitas horas na frente de TVs, computadores e videogames levam crianças e jovens a ficarem mais sedentários, o que torna cada vez mais precoce o risco de doenças cardiovasculares.

A mudança no comportamento da criança e do adolescente está atrelada à sua família, que exerce papel fundamental para que os resultados sejam positivos.

Para melhores resultados nos tratamentos é importante a cooperação dos pais, que devem estar conscientes de que a obesidade é um risco e que gera problemas na vida adulta.

Para o tratamento da obesidade infantil, faz-se necessário a presença de uma equipe multiprofissional, que consiste de médico, nutricionista, educador físico, e um o psicólogo.


TREINAMENTO INFANTIL: REALIDADE X MITOS


O treinamento de força com ou sem o uso de aparelhos ou com o próprio peso do corpo está se tornando cada vez mais popular no meio infantil, porém, ainda existem alguns profissionais da área da saúde, bem como os próprios pais das crianças e adolescentes, que mantêm certas reservas quanto a este tipo de método de treinamento, devido a alguns conhecimentos populares que afirmam que este tipo de exercício é ineficaz e perigoso quando aplicado ainda na infância, mas felizmente, através de uma busca na literatura específica e científica das áreas afins, observou-se que programas de treinamento de força, ou seja, programas de treinamento resistido ou com peso, quando devidamente planejados, os benefícios são muitos e o risco de lesões é praticamente inexistente (Hoffman, 2002; Blimkie, 1993; Fleck, 1999; Kraemer, 2001; Falk & Tenenbaum, 1996)


Embora o treinamento com pesos bem orientado seja bastante seguro para crianças, não existem razões para que o mesmo seja estimulado como conduta geral para a população infantil, mas nos casos de terapia física, reabilitação e como opção de atividade física para crianças sedentárias e geralmente com personalidade introvertida, não há razão pela qual os exercícios com pesos não possam ser utilizados e deve ser apenas uma parte de um programa de condicionamento físico global que desenvolvam outras capacidades como: aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade, agilidade, coordenação motora e equilíbrio.

NÃO PERCA MAIS TEMPO, CUIDE BEM DA SAÚDE DE SEU FILHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário