segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ABDOMINAL

O abdomen é a parte do tronco entre o tórax e a pelve (quadril).

É a maior cavidade do corpo humano. Faz a sustentação da parde abdominal que contém a maioria dos órgãos, como o estômago, intestino delgado, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, útero, óvarios; além da arteria aorta abdominal e da veia cava inferior.

O abdomen tem suas estruturas compostas por paredes musculares. Apenas a parte posterior é formada por vértebras, de T12 até a última sacral, reside aqui uma forte justificativa da sua importância.

São os músculos abdominais ( reto abdominal, os oblíquos interno e externo do abdomen e o transverso do abdomen ) os responsáveis pela sustentação das vísceras, de forma que estas se mantenham o mais próximo da coluna ( nosso centro gravitacional).

Quando há flacidez muscular abdominal, os órgãos se projetam frontalmente ( vide imagem abaixo ) modificando o centro de gravidade corporal. Com consequente sobrecarga na coluna torácica e lombar.


O Sobrepeso tem consequências tanto fisiológicas como afeta diretamente as estruturas de sustentação do corpo, responsáveis por vencer a gravidade.

Resultando em:

- desvios de coluna

- sobrecarga na musculatura paravertebral (costas) favorecendo o aparecimento de desconforto contínuo

- encurtamento nos múculos antigravitacionais por sobrecarga

Por isso, mantenha sempre o hábito de manter o abdômen reforçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário