terça-feira, 8 de junho de 2010

Efeito de uma noite mal dormida sobre a ação da insulina no organismo


Uma noite mal dormida pode diminuir a sen­si­bil­i­dade à ação da insulina no organ­ismo. Um estudo pub­li­cado no The Jour­nal of Clin­i­cal Endocrinol­ogy & Metab­o­lism mostra que mesmo uma única noite mal dormida pode difi­cul­tar a habil­i­dade do organ­ismo em usar a insulina1.

Pesquisadores do Lei­den Uni­ver­sity Med­ical Cen­ter realizaram um estudo, com pequeno número de indi­ví­duos saudáveis, observando-os após uma noite de oito horas de sono e nova­mente após uma noite de qua­tro horas de sono. A restrição par­cial do sono durante uma única noite reduziu alguns tipos de sen­si­bil­i­dade à ação da insulina1 em cerca de 19 a 25%. Baseado nestes acha­dos, os autores relatam que a sen­si­bil­i­dade à insulina1 pode não ser pré-determinada em indi­ví­duos saudáveis, mas ser resul­tado da duração do sono.

Este é o primeiro estudo a avaliar os efeitos da pri­vação de sono, durante uma única noite, em relação à ação da insulina1 no organ­ismo. Esta pode ser uma expli­cação para o aumento da resistên­cia insulínica e o maior número de dia­betes mel­li­tus2 obser­vado. No entanto, estu­dos com a par­tic­i­pação de maior número de indi­ví­duos são necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário